Preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a DRE, o relatório que funciona como um raio-X das finanças da sua empresa.
Analisando esse relatório, você terá uma visão ampla e detalhada dos resultados da sua empresa, além da informação mais importante para um gestor empresarial: em qual parte da operação o seu negócio está dando lucro ou prejuízo!
Então, continue a leitura até o fim e entenda melhor o papel da DRE no dia a dia da sua empresa.
O que é a DRE na Contabilidade
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório contábil que resume o histórico das operações financeiras da sua empresa em um determinado período.
A Lei 6.404 de 1976 definiu a estrutura básica da DRE que deve ser apresentada juntamente com o Balanço Patrimonial. O relatório deve ser entregue anualmente por todas as empresas, exceto pelo Microempreendedor Individual – MEI.
A estrutura abaixo mostra os itens que precisam compor o relatório conforme exposto na Lei 6.404/1976 e posteriormente modificada pela Lei 11.638/2007:
- Receita Bruta
- (-) Deduções e abatimentos
- (=) Receita Líquida
- (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
- (=) Lucro Bruto
- (-) Despesas com Vendas
- (-) Despesas Administrativas
- (-) Despesas Financeiras
- (-) Outras Despesas
- (=) Resultado Antes IRPJ/CSLL
- (-) Provisões IRPJ/CSLL
- (=) Resultado Líquido
Para que serve e a importância de uma DRE
A DRE deve ser vista como um diário do seu negócio, tudo que tenha gerado receita ou despesa, independente de já ter sido efetivado ou não, deve ser registrado na data de ocorrência.
O grande benefício desse relatório é que, quando você consegue entender a leitura dele, consegue ver coisas importantes como: em qual área a lucratividade foi maior; se o custo operacional aumentou ou diminuiu, entre outros dados.
Qual a diferença entre DRE e Fluxo de Caixa?
Apesar de serem parecidos em seu escopo, a DRE e o Fluxo de Caixa são bem diferentes. A DRE é um regime de competência que mostra o resultado resumido das operações que já aconteceram, além de ser obrigatório por lei.
Enquanto o Fluxo de Caixa é a movimentação financeira da empresa, tudo que entra e sai detalhadamente. Você consegue olhar lá na frente, porque mostra as operações que estão acontecendo e que ainda vão acontecer, com o objetivo de controlar, planejar e fazer previsões financeiras.
O Fluxo de Caixa vai balizar seu negócio, mês a mês, mostrando tudo que entrou e saiu detalhadamente, com clareza e exatidão. E quando essa etapa é realizada corretamente, é possível antecipar problemas, e com certeza a sua empresa terá uma DRE precisa e fiel a situação real da sua empresa.
Análise analítica da DRE
Já falamos sobre o conceito, a importância e as funcionalidades da DRE para o bom desempenho do seu negócio. Agora, é fundamental entender como essa análise do relatório é feita.
São duas formas diferentes de análise que o administrador pode utilizar para extrair e analisar o máximo de informações sobre o andamento da empresa.
Análise vertical
A análise vertical vai trazer o valor total de despesas, custos e receitas em percentuais, representando a importância relativa de cada um desses itens sobre o montante da receita bruta. Nesse tipo de análise, você consegue ter uma visão clara de como cada item impacta o resultado do período.
Análise horizontal
Já na análise horizontal, ela será mais comparativa e estará analisando o desempenho de cada item da DRE, entre os resultados dos últimos anos ou até mesmo mês a mês, caso seja adotado pela empresa. Essa análise permite observar a evolução das despesas e receitas, e assim direcionar as ações para resolver possíveis problemas e efetuar melhorias.
Como você percebeu, a DRE é uma ferramenta importante para o sucesso da sua empresa. Os dados registrados nela trazem uma infinidade de informações para o gestor. Como esses dados são os valores realizados, é possível planejar ações e estratégias para manter o seu negócio no caminho do sucesso.
Se você precisa de apoio para que a sua empresa fique em dia, entre em contato e converse com um dos nossos especialistas. Para nós, será um grande prazer contribuir para a segurança fiscal da sua empresa!