fbpx

Brasil ganhou 1,4 milhão de CNPJs no primeiro semestre de 2020

O mercado brasileiro está mudando rapidamente. Aos poucos, o CNPJ tem se transformado na nova forma de conseguir garantir trabalho e renda e essa tendência foi fortalecida no período de crise recente. Um indício disso está no crescimento do número de CNPJs abertos.

Quer entender os motivos que podem ter levado a esse aumento, quais setores estão crescendo e como a contabilidade influencia nisso? Continue a leitura!

O crescimento de CNPJs no Brasil

De acordo com pesquisas o número de empresas abertas no país não para de crescer. Somente no primeiro semestre foram 1,4 milhão de CNPJs que começaram a atuar no mercado. Cerca de 9% a mais do que ocorreu no mesmo período de 2019.

Os dados são da proScore, uma agência de classificação de créditos de pessoas físicas e jurídicas. O estudo também mostra que o crescimento deve estar relacionado às medidas emergenciais de auxílio a pequenos empresários adotadas pelo governo no momento de crise. Foram mais de R$200 bilhões investidos em crédito emergencial para pagamento de dívidas, alugueis e salários.

Para conseguir saber o número aproximado de pessoas jurídicas que passaram a existir no período a empresa usou algumas fontes de dados oficiais. Isso inclui a base de dados de registro de pessoas jurídicas da Receita Federal e o Cadastro de Pessoas Jurídicas, mais conhecido como CNPJ. De acordo com os resultados oito em cada 10 CNPJs criados são de MEIs (microempreendedores individuais) que faturam até R$5 mil por mês.

Por que o aumento dessa modalidade de trabalho?

Os auxílios emergenciais foram dados como um dos grandes motivadores para a criação de CNPJs. Além de serem usados como motivadores para os próprios empreendedores, que podem ter visto na nova linha de crédito uma chance de iniciar o tão sonhado negócio próprio, eles podem ter estimulado o consumo.

O auxílio emergencial fornecido a pessoas físicas com baixa renda também pode ter ajudado. Dando uma guinada positiva no consumo, ele mostrou aos empreendedores que era hora de investir. Assim, muitos aproveitaram a facilidade de abrir um CNPJ como MEI para trabalhar “por conta”.

O aumento de serviços e vendas pela internet também foi visto como um possível motivador. De acordo com a pesquisa, a busca por provedores aumentou em 33%. Ou seja, muitos dos pequenos empreendedores que iniciaram seu CNPJ também procuraram ferramentas que precisariam na hora de vender online.

Empresas buscam cada vez mais candidatos com CNPJ

Uma outra possibilidade para o crescimento dos CNPJs, em especial do MEI, pode ser a crescente busca por profissionais em regimes de trabalho alternativo. Enquanto a CLT é considerada como uma rede de segurança para o colaborador, tempos difíceis exigem contratações rápidas e com menos encargos atrelados. Aí entra a possibilidade de trabalhar como PJ.

Em março houve um aumento de 27% no número de candidatos com CNPJ ativo para trabalhar. Entre as empresas o crescimento foi ainda maior, 33% a mais de companhias procurando colaboradores que aceitassem trabalhar como PJ.

A flexibilidade do contrato de trabalho é um dos grandes atraentes para ambas as partes. Por não possuir vínculo empregatício, o PJ pode trabalhar menos horas diárias, prestar serviços em dias alternados e não recebe férias remuneradas ou 13º salário.

Atividades em alta durante o período

Nos últimos meses certos setores tiveram um crescimento rápido. O delivery, em especial, ganhou destaque, junto de restaurantes, marmitarias e outros serviços de alimentação. Com mais pessoas em casa, a busca por compras online também cresceu significativamente.

Atualmente existem cerca de 91 mil profissionais MEIs atuando na área de entregas rápidas. O número não para de subir e deve ser consequência da maior necessidade para serviços de delivery observada pelo mercado. A difusão do uso de apps para entregas, como iFood e Ubereats também deve ter influenciado o crescimento.

Serviços de beleza, serviços domésticos e pequenos reparos também cresceram razoavelmente nos últimos meses.

Abriu um novo CNPJ? Entenda por que precisa de contabilidade

Percebemos que a fragilização do mercado gerou uma nova tendência no mercado do trabalho: o surgimento de micro empreendedores. São pessoas que muitas vezes aproveitaram as escassas oportunidades na crise para começar seu próprio negócio. Mesmo sendo considerados de pequeno porte, esses empresários precisam ficar atentos às novas obrigações fiscais que vêm junto da modalidade de MEI.

Por isso, quem abriu um CNPJ recentemente precisa procurar serviços de contabilidade especializados. Além de ajudá-lo a manter-se em dia com obrigações tributárias, a contabilidade é essencial para manter o novo negócio com saúde financeira.

Encontre o que deseja

Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on print

Saiba por que centenas de empresas escolheram a Contábil Bandeirantes!

5 Décadas gerindo e facilitando a Contabilidade de Empresas.

Ao Longo de 50 anos a Contábil Bandeirantes já atendeu milhares de empresas gerando e gerindo informações no atendimento das áreas Fiscal e Contábil, sendo um facilitador para nossos clientes.